cartaz III Se Liga

III Semana das Ligas Acadêmicas - SE LIGA 2019

Nos dias 27 a 31 de maio as Ligas Acadêmicas de Engenharia Civil e Ambiental, juntamente com os Centros Acadêmicos de Engenharia Ambiental e Sanitária(CAEAS) e de Engenharia Civil (CAEC), promoveram a terceira edição da Semana das Ligas Acadêmicas, o Se Liga 2019, sediado na Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (EECA/UFG).

O 3 ° Se Liga foi um evento que buscou capacitar e informar os acadêmicos acerca de temas atuais e relevantes à Engenharia Ambiental e Engenharia Civil, com o intuito de fomentar discussões e despertar o interesse dos acadêmicos à assuntos muitas vezes não abordados em sala de aula. Para tanto, as ligas acadêmicas trouxeram profissionais renomados e inseridos no mercado de trabalho para promoverem palestras, minicursos, visita técnica e exposições à comunidade acadêmica.

cartaz III Se Liga

Durante a vasta programação do Se Liga a LACOCI ofereceu e coordenou seis atividades descritas a seguir:

• Expoligas - 27 de Maio

O Expoligas foi o evento de abertura das atividades do 3° Se Liga. Nele foram expostas as atividades do primeiro semestre de 2019 realizadas por cada liga acadêmica. A LACOCI apresentou um pouco de como foi a sua participação no Espaço das Profissões 2019 e também explicou suas atividades e metas semestrais, que perfazem o valor do seu lema: Construir Oportunidades.

Se Liga 2

• Minicurso: A Face Empreendedora da Engenharia - 29 de Maio

Tal atividade consistiu em um minicurso ministrado por dois engenheiros atuantes no mercado de trabalho. Na primeira parte o  Eng. Vinícius Rodrigues trabalhou com os participantes envolvendo-os em uma incrível dinâmica que os fizeram pensar nas áreas da engenharia civil a se empreender, de acordo com a afinidade de cada um. Na sequência o  Eng. Timóteo Foizer deu uma aula sobre a elaboração de um plano de negócios, discutindo termos como MVP (Produto Viável Mínimo), estudo de viabilidade e análise comparativa.

Se Liga 4

• Minicurso: A Interdisciplinaridade faz a força - 30 de Maio

Esta atividade foi conduzida pelos Arquitetos Erich Martins e Pedro Gil, que trouxeram reflexões importantes acerca da interdependência entre engenheiros e arquitetos. Foram apresentados exemplos nos quais a boa relação entre os profissionais e a constante compatibilização de projetos otimizam os resultados finais. Outro ponto de destaque debatido foi a importância da criação de uma rede de networking e como isso pode impactar a vida dos profissionais da construção civil.

Se Liga 5

• Visita Técnica: A Inovação Mora ao lado – Tour ao LABITECC - 30 de Maio

Outra atividade proposta foi a visita técnica ao Laboratório de Inovação Tecnológica em Construção Civil da UFG – LABITECC. A visita foi guiada pelo técnico do laboratório Walter Bonfim, nesta foram apresentados aos visitantes os ensaios que podem ser realizados durante as obras e demandas por melhoria das tecnologias disponíveis no ramo da Construção Civil. Um exemplo apresentado foi o ensaio não destrutivo para medição da resistência superficial do concreto, com utilização de aparelho esclerômetro. Além do ensaio de carbonatação no concreto armado, a fim de estudar como esse fenômeno prejudica a propriedade dos materiais e consequentemente a estrutura de forma global.

Se Liga 6

• Palestra: Sustentabilidade na Construção Civil – Cases de Sucesso em Construtoras Goianas - 30 de Maio

A fim de conscientizar e atualizar a comunidade acadêmica acerca da aplicação de conceitos da  sustentabilidade em obras, a LACOCI promoveu uma palestra que trouxe o Eng. Wesley Galvão (Pontal Engenharia) e Bruna Frazão (TOCTAO Engenharia) para falarem sobre a sustentabilidade nas suas empresas.

Ambas empresas são renomadas pela maneira como tratam a sustentabilidade em suas obras, inclusive conquistando premiações nacionais nesta área. Os palestrantes mostraram inúmeros casos de soluções sustentáveis aplicadas em suas obras, sempre pontuando que além do benefício de preservação do meio ambiente, conseguiram conciliar tais soluções com ganhos financeiros para as empresas. Outro ponto levantado foi a importância de se ter um olhar crítico sobre os processos da construção civil, sempre buscando otimizá-los.

Se Liga 1

• Mesa Redonda: A Importância das Ligas Acadêmicas Como Ferramenta de Ensino - 31 de Maio

Por fim, no dia 31 de maio ocorreu uma mesa redonda como cerimônia de encerramento do 3° Se Liga. Tal evento contou com a presença dos professores orientadores de algumas Ligas Acadêmicas Tatiana Amaral (LACOCI), Ademir (LAE) e José Vicente (LAHS), o engenheiro civil Géber Mendonça, um dos fundadores das ligas na EECA e também os mediadores Jorge Monteiro e Layane Oliveira, Diretores Gerais da LACOCI e LAGLA, respectivamente.

Durante a conversa ficou evidente a importância das Ligas Acadêmicas e o relevante trabalho que vêm desempenhando na EECA/UFG. Também se discutiu os pontos em que as ligas podem melhorar a atuação e os desafios para o futuro, entre eles a necessidade de maior interação entre as ligas e o corpo docente. Outro ponto debatido foi da necessidade de maior engajamento dos alunos nesta iniciativa que tanto agrega à formação dos futuros engenheiros e engenheiras.

Se Liga 3

Enfim, agradecemos a todos os alunos que participaram da programação do 3º SE LIGA. Agradecemos também a todos os palestrantes pela disponibilidade em compartilhar seus conhecimentos durante o evento e pela qualidade das apresentações, nosso muito obrigado!

Se Liga aí em mais algumas imagens do evento:

Nos acompanhe também nas redes sociais.

Instagram: @lacoci.ufg

19/06/2019

Texto: Mateus Machado, Andressa Rezende, Dhiego Andrade, Jorge Monteiro, Paulo Augusto, Sara Vieira.

Edição: Mateus Machado.