Visita RealMIX 8

Visita Técnica à Real MIX Concretos.

O concreto é um dos mais importantes materiais usados na Construção Civil. A mistura de aglomerante, agregados miúdos e graúdos e água tem inúmeras aplicações que vão desde a fundação e estruturas de um empreendimento até mesmo a acabamentos estéticos. É o material construtivo mais consumido do mundo e, dentro da cultura de produção brasileira, o nome mais falado das obras. Isso faz dele importante objeto de estudo e pesquisas dentro da Construção Civil, Engenharia Química, Engenharia Estrutural e a qualidade e tecnologia na manipulação são essenciais para garantia de requisitos de projeto, resistências adequadas e o não aparecimento de patologias que podem por em risco o serviço e até mesmo a segurança das obras.

Por estes motivos, dentre outros, a LACOCI entendeu ser de suma importância a apresentação de seus membros à uma empresa que pudesse mostrar o dia-a-dia da produção de concreto antes mesmo de sua chegada às obras. A empresa RealMIX Concreto abriu suas portas para receber os alunos, mostrar suas instalações, armazenamento de materiais, laboratórios, além de uma excelente apresentação teórica do material, realizada pelo Engenheiro Bernardo Porto que fez o acompanhamento da visita.

Visita RealMIX 7

A empresa visitada se localiza na Av. W-6 - Sítios Santa Luzia em Aparecida de Goiânia e é de fácil acesso. Na chegada os visitantes são direcionados para um auditório, onde recebem informações teóricas sobre o que será visto durante a visita e sobre as características do concreto.

Visita RealMIX 8

A visita, então, seguiu para os laboratórios da RealMIX. Por ser uma grande empresa que produz concreto para inúmeras obras com também inúmeras especificações, há uma grande diversidade de equipamentos e materiais que podem ser usados na produção e nos testes necessários. A empresa precisa estar preparada para atender as requisições de seus clientes, então armazena uma diversidade de aditivos e equipamentos de testes para dar as qualidades especificadas ao concreto.

Visita RealMIX 2      Visita RealMIX 3

Os alunos foram direcionados para a área de controle da produção do concreto. Cada pedido de concreto feito tem suas especificidades: traços, aditivos exigidos, resistências necessárias, slump e etc. O concreto é executado com controle tecnológico, rigorosa fiscalização, os materiais são medidos em peso – e não em volume, como é feito em obras – e correção de água e agregado miúdo em função de determinação de umidade. O controle é feito através do maquinário, sob tutela de técnico que observa e corrige as variações que possam acontecer. Ainda na área de controle de produção, há equipamento que monitora a localização de todos os caminhões da empresa em atividade via GPS, de forma a melhorar informações de logística, informar distância e tempo de chegada aos clientes, controlar os tempos de serviço dos motoristas etc.

Visita RealMIX 9      Visita RealMIX 10

Visita RealMIX 1      Visita RealMIX 6

A produtiva visita terminou com os membros visitantes com a possibilidade de olhar a parte interna do caminhão betoneira, que é onde o concreto é misturado no caminho até as obras. Como engenheiros, o mais comum é que o concreto seja pedido e simplesmente chegue a obra na qualidade desejada. Essa visita foi de importância ímpar, pois proporcionou aos alunos uma visão do que acontece com o material antes que este chegue para a manipulação nos empreendimentos.

Visita RealMIX 4      Visita RealMIX 5

20/03/2020