EP 2

LACOCI no Espaço das Profissões 2019.

Nos dias 7 e 8 de maio, a LACOCI teve a oportunidade de participar do Espaço das Profissões, um projeto de iniciativa da UFG. O evento tem como objetivo auxiliar os alunos do ensino médio a escolherem uma profissão para seu futuro, por meio de exposições que ilustram o cotidiano e competências de cada profissão. O evento aconteceu no Campus Samambaia da universidade e Foram recebidas várias escolas em diversos espaços do Campus Samambaia da universidade, o curso de engenharia civil foi apresentado em uma sala do Centro de Aulas Aroeira.

EP 1

A LACOCI buscou mostrar um pouco dos materiais e processos utilizados na construção civil. Foram apresentados equipamentos básicos de segurança, ferramentas de nivelamento e medidas, uma planta baixa para demonstração e também um painel com elementos utilizados em instalações hidráulicas. Além disso, foram expostos corpos de provas de concreto leve, normal e pesado, estes foram produzidos no Laboratório de Materiais de Construção com ajuda dos técnicos. O intuito foi mostrar a diferença da característica do concreto em relação a seus agregados e funções. Para complementar foram levadas amostras de agregados para visualização do público.

EP 2

EP 3

Também foi realizada a aplicação de impermeabilizante em um bloco de concreto e uma telha de fibrocimento ondulada, confeccionados no Laboratório de Inovação Tecnológica em Construção Civil (LABITECC) da Escola de Engenharia Civil. Com isso pode-se ilustrar aos visitantes a diferença entre um material impermeabilizado e o natural, explicando sua função e propriedades. Foi disponibilizada, também pelo LABITECC, a maquete de uma alvenaria, que ilustra os componentes e as etapas de confecção deste elemento, desde a base estrutural até a fase de acabamento.

EP 4

Para finalizar a exposição foi proposta aos estudantes a confecção de um traço de argamassa. Assim, os visitantes tiveram a oportunidade de produzir sua própria argamassa, analisar questões de textura, proporção e ainda levarem para casa como recordação e acompanhar o processo de cura do material.

EP 5

A participação no Espaço das Profissões foi muito gratificante e enriquecedora aos membros da LACOCI, pois contribuir para o futuro de novos profissionais vai de encontro ao lema central da Liga Acadêmica: construir oportunidades.

• Confira outras fotos da participação da LACOCI no Espaço das Profissões 2019:

Confira o resultado do Espaço das Profissões em toda a UFG clicando aqui.

Nos acompanhe também nas redes sociais,

11/06/2019

Texto: Lucas Cunha, Mateus Machado

Edição: Mateus Machado, Sarah Santos.