III LACOFFEE 2

III LACOFFEE: Implantação recorde do PBQP-h em Empresa Construtora

No dia 2 de outubro de 2019 ocorreu na Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA) da UFG a 3° edição do LACOFFEE, com o tema Case: Implantação recorde do PBQP-h em Empresa Construtora, o intuito foi mostrar a perspectiva do mercado de trabalho para toda a comunidade acadêmica.

O convidado para o bate papo foi o Engenheiro Civil Fausto Carraro, Engenheiro Civil pela PUC-GO e mestre em Engenharia Civil pela USP, atuante no mercado na área de norma de desempenho, gestão de qualidade e produtividade da mão de obra na construção civil.

III LACOFFEE 1

O palestrante  discorreu sobre o que é o PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), quais são os principais requisitos e como conseguiu implantá-lo de forma recorde em menos de 3 meses na empresa Veredas Construtora.

Segundo Fausto o PBQP-H consta com 394 requisitos, sendo este normas de desempenho, sistema de gestão da qualidade, gestão de recursos, inspeção,  monitoramento de materiais e serviços de execução controlados, controle de documentos e etc. Informando ainda, que o certificado do PBQP-H tem duração de 3 anos, com revalidação anual por meio de auditoria.

III LACOFFEE 3

Fausto salienta, que o recorde de implantação de 2 meses e 10 dias (normalmente gasta-se 1 ano), só foi possível graças ao bom relacionamento entre ele e a empresa,  ressaltando alguns fatores que proporcionou este recorde: bom planejamento, confiança plena no consultor, ambiente de trabalho propício, engajamento da empresa, disponibilidade e acesso a todos os documentos e ambientes necessários, metas por tempo e horas extras de trabalho, além do conhecimento e experiência do engenheiro (consultor).

III LACOFFEE 7        III LACOFFEE 8

Ao final, Fausto respondeu a perguntas dos participantes e deu dicas de como o uso de softwares podem ajudar na implantação do PBQP-h, como a plataforma Construflix, que é  uma ferramenta que ajuda a verificar a adequação e qualidade de projetos de edificações.

III LACOFFEE 2        III LACOFFEE 4

O evento foi um sucesso, os participantes saíram bem engajados e satisfeitos pelo momento de aprendizado, o aluno Pedro Aleixo Leandro da graduação em Engenharia Civil ressalta: “Minha experiência com o LACOFFEE foi excelente, começo citando a pontualidade do palestrante e de sua desenvoltura ao falar sobre o assunto. Como Fausto é uma referência na área, a palestra tornou-se bem fluida e explicativa, logo para a minha surpresa, o assunto ficou muito bem estabelecido como uma área que nós alunos de engenharia civil devemos nos aplicar futuramente. Achei a palestra bastante instigante e parabenizo o pessoal da LACOCI pelo bom trabalho.”

III LACOFFEE 5

III LACOFFEE 6

A LACOCI agradece a disponibilidade do Fausto Carraro e a presença do dono e engenheiros da Veredas Construtora.

Quer participar de eventos como este? Nos acompanhe nas redes sociais e se intere mais sobre esta importante área, que é a Construção Civil!

14/02/2020

Texto: Sara Daniel Damascena.

Edição: Jorge Monteiro; Sara Vieira.