Visita FR 1

Visita Técnica à obra do Parque Goiá Condomínio Clube da FR Incorporadora

     No dia 5 de abril, a LACOCI visitou a obra do Parque Goiá Condomínio Clube que está sendo executada pela FR Incorporadora. O empreendimento é composto por três torres, cada uma com subsolo, térreo e dezenove pavimentos tipo.

     Durante a visita os membros da LACOCI foram acompanhados pelo engenheiro responsável Caio Gracco. A visita teve início no stand de vendas do empreendimento, onde o engenheiro apresentou a planta dos apartamentos, passou mais detalhes sobre cada uma das torres e pudemos visitar o apartamento decorado. 

              Visita FR 1     Visita FR 13

     Já na obra, foi possível acompanhar o processo de concretagem da laje de uma das torres desde o recebimento do caminhão betoneira, verificação das notas fiscais, retirada de corpos de prova até o bombeamento do concreto com o caminhão bomba estacionária e o lançamento, tanto na laje, como nos pilares e vigas. Enquanto visualizavam o lançamento do concreto, o engenheiro explicou sobre as fôrmas utilizadas, armaduras metálicas e gabaritos de conferência. Além disso, destacou a importância do uso de equipamentos de segurança pelos profissionais, o controle de qualidade do concreto, e a velocidade de execução para seguimento da obra.

                          Visita FR 2   Visita FR 3   Visita FR 4

     Durante a visita também foi possível observar um novo método para aumentar a produtividade da execução do contrapiso. A construtora adotou o “Sistema Matrix”, com ele uma mistura de cimento, areia e aditivos fica armazenada em um silo no térreo do canteiro de obra, em seguida essa mistura é bombeada para o pavimento onde o serviço está sendo executado. No pavimento é instalado um misturador especial que acrescenta a medida de água necessária para produção da argamassa. Assim é possível misturar o produto no local em que será utilizado, evitando desperdício de material e aumentando a velocidade do transporte do mesmo.

           Visita FR 5   Visita FR 6   Visita FR 7

     Além das etapas de concretagem e contrapiso que pudemos acompanhar o processo de execução, o engenheiro Caio também explicou sobre a fundação utilizada na obra e outros processos construtivos como a alvenaria, o taliscamento e as instalações prediais: hidráulicas, elétricas e de gás.

                                 Visita FR 8     Visita FR 10  

Visita FR 9

     Ao final da visita, pudemos bater um papo com o engenheiro Caio Gracco na sala de engenharia da obra. Neste momento ele explicou um pouco mais sobre o trabalho que desenvolve na obra de administrar os recursos, verificação de planilhas, gestão de pessoas e abordou também sobre o mercado da construção civil e suas particularidades.

                      Visita FR 14     Visita FR 12

     Enfim, consideramos que a visita técnica foi muito produtiva e todos os membros participantes puderam conhecer mais de perto a realidade de um canteiro de obras, além de aprender os processos de execução de alguns serviços. A LACOCI agradece ao nosso membro Tiago Vitorino, estagiário na obra, por ter viabilizado esta visita e ao Engenheiro Caio Gracco pela receptividade e disponibilidade em nos acompanhar e compartilhar seus conhecimentos e experiências.

 

Nos acompanhe também nas redes sociais!

   Instagram: @lacoci.ufg 

   16/04/2019

   Autor: Jorge Monteiro, Lucas Alves Cunha.

   Edição: Mateus Machado.