Capa notícia IV SE LIGA

IV Semana das Ligas Acadêmicas - SE LIGA 2020

Entre os dias 27 a 31 de Julho as Ligas Acadêmicas de Engenharia Civil e Ambiental, juntamente com os Centros Acadêmicos de Engenharia Ambiental e Sanitária (CAEAS) e de Engenharia Civil (CAEC), promoveram a quarta edição da Semana das Ligas Acadêmicas da  Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA) da Universidade Federal de Goiás, o Se Liga 2020. Neste ano  promovido de forma totalmente inovadora, o evento aconteceu on-line através de transmissão ao vivo no YouTube das Ligas Acadêmicas. E contou ainda com intérpretes de Libras trabalhando na tradução simultânea do evento.

Nesta 4ª edição, o Se Liga apresentou atividades de caráter acadêmico instigando os estudantes a conhecerem mais sobre as Ligas Acadêmicas e abordou a interdisciplinaridade entre as áreas da Engenharia Ambiental e Engenharia Civil. Além disso, o evento proporcionou excelentes momentos de debates e reflexão, gerando maior proximidade entre os estudantes e os profissionais das áreas de atuação, resultando assim, em uma melhor compreensão do mercado de trabalho e da profissão. Para isso, foram trazidas diversas atividades como, oficinas, palestras, mesas-redondas, minicurso e rodas de conversa.

Realização e Apoio IV SE LIGA

Durante a ampla programação do Se Liga a LACOCI ofereceu e coordenou 3 atividades, descritas a seguir:

• Os impactos da pandemia e os desafios para retomada das atividades na indústria da construção civil - 28 de Julho

Nesta palestra, reunimos a Engenheira Cécile Guimarães Ulhôa e o Professor Ulisses Guimarães Ulhôa como palestrantes. Contamos também com Neurielly Ribeiro e Gabriel Crisóstomo (CAEC) como mediadores da palestra. No evento, os convidados fizeram uma apresentação sobre as principais mudanças nos canteiros de obras, indicando as ações que estão sendo tomadas para que não se tenha contaminação entre os trabalhadores. Destacando ainda os impactos da pandemia e os desafios para a retomada nas atividades da construção civil, como a manutenção da qualidade, da produtividade e da eficiência e como um bom planejamento é fundamental nesse momento.

Clique aqui e assista à palestra na íntegra.

IV SE LIGA 2  IV SE LIGA 3

• Indústria 4.0 no Gerenciamento de Projetos da Construção Civil - 29 de Julho

Para esta segunda palestra, os convidados foram a Engenheira Kelly Miranda (Gerente de Projetos na Amplus Construtora) e o Diego Mendes  (CEO e CO-Fundador da ConstruCode). O evento foi mediado pela Neurielly Ribeiro e Sara Daniel. Diante disso, foram apresentados o que é a Indústria 4.0, suas aplicações no cenário da construção civil brasileira e, também, como a Indústria 4.0 tem influenciado no gerenciamento de projetos. Na sequência foi apresentado um estudo de caso sobre a implementação da tecnologia do ConstruCode nos canteiros de obras da Amplus Construtora.

Clique aqui e assista à palestra na íntegra.

IV SE LIGA 4   IV SE LIGA 4

• Processos Seletivos - Engenheiro(A) do Futuro - 29 de Julho

Por fim, ocorreu um workshop como fechamento do ciclo da LACOCI no IV Se Liga. O evento contou com a presença da Consultora em Gestão com Pessoas, Amanda Manzi. Tal atividade, foi guiada pelas mediadoras Larissa Taveira e Gabriella Castilho. Durante esta oficina, foram tratados temas de como se preparar e se destacar em todas as fases de um processo seletivo na busca por um estágio e emprego. Modelos de processos seletivos e suas peculiaridades: entrevistas individuais/em grupo, dinâmicas, testes. E uma discussão sobre o cenário pós pandemia e como aproveitar o período de quarentena para alavancar o currículo.

Clique aqui e assista ao workshop na íntegra.

IV SE LIGA 8 IV SE LIGA 7

Ao final de cada atividade, os ouvintes tiveram suas dúvidas respondidas pelos convidados. Tudo isso foi possível com a ajuda dos mediadores externos presentes no chat da transmissão: Andrielly Cristine Carrijo, Gabriela Castilho e Jorge Luiz Monteiro Rodrigues.

Enfim, é motivo de muito orgulho para a LACOCI contribuir com a organização deste evento, manifestamos também nossa satisfação em produzir e compartilhar conhecimentos para a comunidade acadêmica, principalmente neste cenário de pandemia. Nossos agradecimentos, a todas as Ligas Acadêmicas e Centros Acadêmicos parceiros na realização do evento, aos palestrantes pela disponibilidade em dividir seus conhecimentos e pela qualidade das apresentações e a todos os alunos que participaram da programação do IV SE LIGA, nosso muito obrigado!

• Confira o registro de outras atividades do IV SE LIGA:

IV SE LIGA 1  IV SE LIGA 6  IV SE LIGA 5

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro dos próximos eventos!

Instagram: @lacoci.ufg

LinkedIn: Liga Acadêmica de Construção Civil - LACOCI