Pastoral 2.27

LACOCI Participa de Mutirão da Construção de Casa com a Pastoral da Moradia

A Liga Acadêmica de Construção Civil conheceu o projeto da Pastoral da Moradia no ano de 2017 e desde então vem se solidarizando com a sua nobre causa. Inicialmente, a LACOCI incentivou os seus integrantes a participarem na construção direta de casas para as famílias carentes, ajudando a Pastoral a alcançar o número de 176 moradias já construídas. Entretanto, no mês de setembro de 2018, a Liga decidiu que podia ajudar ainda mais nesse trabalho social.

Para isso, a LACOCI desenvolveu ideias e atitudes que incentivasse os alunos da EECA a contribuir com a doação de alimentos, brinquedos, roupas e/ou materiais de construção. Para que os estudantes tivessem conhecimento do projeto desenvolvemos algumas ações de divulgação. A LACOCI criou uma arte que foi divulgada nas redes sociais da liga. Esta arte também foi impressa e fixaram-se cartazes em três pontos estratégicos da faculdade, junto com o cartaz de divulgação foi deixado uma caixa para que os interessados pudessem depositar as doações. Todas as doações foram recolhidas no dia 28/09 para ser entregue às famílias atendidas pela Pastoral da Moradia.

No dia 29/09/2018 os integrantes da LACOCI Lucas Tunes, Jorge Monteiro, Tiago Vitorino, Thiago Catugy e Sarah Santos participaram do mutirão da Pastoral Moradia para a construção da casa número 177 deste projeto. Chegando ao local, participaram de uma oração pedindo a proteção para o dia de trabalho na obra, como é costume do grupo da pastoral. Logo após a oração os integrantes da LACOCI se apresentaram aos responsáveis da Pastoral da Moradia e recebemos as instruções para o dia de trabalho. Na sequência participaram de um café da manhã junto com toda equipe presente.

Pastoral 2.1

Em seguida, após o contato inicial, os integrantes fizeram a entrega das doações recebidas durante a campanha de arrecadação na faculdade. Os responsáveis da pastoral agradeceram muito pelas doações, parabenizaram o grupo pela iniciativa, e ficaram responsáveis por separar as doações e selecionarem as famílias que as receberiam. Logo depois, teve início o trabalho com a retirada de equipamentos e ferramentas do caminhão. Muitos dos materiais já estavam no local da construção; os blocos tiveram que ser transportados para o local da edificação, fazendo pequenos montes em pontos estratégicos onde haveria a necessidade deles. Os sacos de cimento foram levados para as proximidades da betoneira, onde a argamassa estava sendo preparada.

Pastoral 2.2     Pastoral 2.3     Pastoral 2.5     Pastoral 2.4

Como em toda obra, era perceptível a separação de equipes em frentes de trabalho: peneiramento de agregado e preparação de argamassa, serralheiros trabalhando na montagem da parte estrutural do telhado, assentadores de blocos levantando a alvenaria e os “orelhas” que eram responsáveis pelo transporte de blocos e argamassa até os assentadores.

Pastoral 2.7     Pastoral 2.8     Pastoral 2.9

Pastoral 2.11     Pastoral 2.10

A construção é relativamente simples, mas o prazo para a finalização é muito curto. Neste único dia aconteceu a elevação de toda a alvenaria, com a colocação das esquadrias e ainda foi feita toda a cobertura da casa. Durante a obra os membros da LACOCI observaram que há certa improvisação em alguns processos, mas todos os trabalhadores voluntários se mostraram muito dispostos a ajudar nesta causa, muitos dos voluntários são trabalhadores do ramo da construção civil e auxiliavam muito com a experiência.

Pastoral 2.12     Pastoral 2.13     Pastoral 2.14

Pastoral 2.15     Pastoral 2.16     Pastoral 2.17

Portanto, durante o tempo que a LACOCI pôde ajudar na construção, percebeu-se a grande quantidade de serviço a ser realizado e pôde-se vivenciar como o trabalho em equipe é importante e, cooperou para conclusão de cada etapa. A LACOCI considera esta participação na construção uma experiência muito positiva, que proporciona este contato na prática com algumas atividades da construção civil e ainda nos possibilita sanar algumas dúvidas com trabalhadores mais experientes do ramo. Além disso, e o mais importante saldo, claro, é a satisfação de poder estar ajudando pessoas mais necessitadas, proporcionando melhores condições de moradia para a família atendida.

Pastoral 2.18     Pastoral 2.19     Pastoral 2.20

Pastoral 2.21     Pastoral 2.22

Pastoral 2.23     Pastoral 2.24

Enfim, o grupo foi muito bem recebido por todos da Pastoral da Moradia e saiu com a certeza de ter evoluído nos aspectos técnico e pessoal. Apesar do trabalho duro e todo o cansaço envolvido, acreditamos ainda que deve se fortalecer essa relação da LACOCI com a Pastoral da Moradia, por meio da participação em mais construções, dando continuidade com a campanha de arrecadação de doações e, possivelmente, auxiliar para a evolução técnica do projeto no futuro.

Pastoral 2.25      Pastoral 2.27

Pastoral 2.26       Pastoral 2.28

Pastoral 2.29

Se interessou pelo projeto? Saiba mais no site: www.pastoraldamoradia.com.br

Nos acompanhe também nas redes sociais!

Facebook: https://www.facebook.com/LaCoCiUFG/

19/10/2018