IV LACOFFEE - Matiz 3

IV LACOFFEE - Responsabilidade Socioambiental: colorindo vidas com tintas de solo.

No dia 27 de novembro de 2019 na Escola da Engenharia da UFG aconteceu o IV LACOFFEE, nesta edição tivemos a honra de contar com a participação da Professora Dr.ª Andrelisa de Jesus abordando o tema Responsabilidade Socioambiental: colorindo vidas com tintas de solo.

IV LACOFFEE - Matiz 1

No desenrolar do bate papo foram abordadas várias reflexões sobre o tema, como por exemplo:  a forma como o solo no ambiente urbano passa despercebido para a maioria da população, e às vezes recebe atenção só quando é exposto em uma notícia de desmoronamento, de desastre natural, erosão ou quando as pessoas se deparam com buracos no meio das vias, causando transtorno na hora de trafegar. Sendo que o solo tem uma importância ecossistêmica muito importante como: ser reserva de carbono, influir na qualidade das águas e ser uma camada para infiltração da água.

IV LACOFFEE - Matiz 3

A Professora Dr.ª Andrelisa discorreu muito bem sobre o papel do solo na sociedade e no meio disto ela nos apresentou o projeto Matiz Tinta de Solos do qual ela é coordenadora. O projeto nasceu através da identificação de problemáticas como: grande volume de solos descartados pela construção civil e por laboratórios especializados, falta de conhecimento da importância do solo e precariedade dos padrões construtivos das residências de grande parte da população brasileira. Em meio a esse cenário o Matiz veio trazendo como solução a reintrodução dos solos (que seriam descartados) no processo produtivo de tintas ecológicas que seriam utilizadas com a finalidade de revestir casas de famílias de baixa renda. E desde que o projeto matiz foi iniciado, ele vem colorindo a vida de muitas famílias!

IV LACOFFEE - Matiz 2

Confira o comentário do Cleyton Rodrigues, estudante de Engenharia Civil na UFG e um dos participantes do LACOFFEE: "Posso dizer que fiquei surpreendido com o tema, já tinha ouvido falar do Matiz por conta de acompanhar os premiados da Olimpíada de Empreendedorismo promovido pela UFG, mas fiquei surpreso por saber que é um Projeto social relacionado a construção civil. O tema trazido pela professora Andrelisa fez com que eu entendesse ainda mais a importância social da engenharia, em especial quando trata do uso consciente do solo e de levar o entendimento para sociedade, especialmente para as crianças. E foi legal ver também essa interface criada com a construção civil com o uso do solo na fabricação de uma tinta sustentável. Acho que o ambiente de debate promovido deveria ser feito mais vezes, foi muito produtivo." Com isso foi possível perceber que os participantes ficaram muito satisfeitos pelo conhecimento adquirido no bate papo e com certeza deixou aquele gostinho de “quero mais”.

IV LACOFFEE - Matiz 4

Continue acompanhando nossas redes sociais e não deixe de participar dos próximos LACOFFEE.

31/03/2020

Texto: Larissa Taveira.