
Palestra Scan To BIM: Acompanhando a Obra em 3D e Tempo Real.
No dia 06 de dezembro de 2018 foi realizada a palestra “Scan To BIM: Acompanhando a Obra em 3D e Tempo Real”, organizada pelas Ligas Acadêmicas de Construção Civil e de Estrutura. O evento foi sediado na Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás. Trouxe ao público a importância da utilização da plataforma digital no processo de construção de uma obra em busca de capacitação dos participantes.
Os palestrantes convidados foram Erick Martins e Ramon Cirilo, profissionais recém formados em Engenharia Civil na UFG. Erick participou de um intercâmbio de 20 meses como estagiário em BIM, atuando também como Gerente de Projetos na multinacional EngWorks, sendo 1 ano na Argentina e 8 meses no Qatar. Já Ramon, realizou uma mobilidade estudantil na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, por seis meses onde trabalhou com BIM na Campestrini Engenharia. Trabalhou, também, na EngWorks por mais de 1 ano, atuando como modelador BIM e também como consultor de implementação do BIM. Decididos a juntar suas experiências com a plataforma, criaram em 2015 a Kaedrus BIM Experts, empresa localizada em Goiânia que presta serviços relacionados à Arquitetura e Engenharia por meio da plataforma.
Segundo definições do Manual do BIM, a plataforma envolve todos os processos da construção: “Com a tecnologia [...] é possível criar digitalmente um ou mais modelos virtuais precisos de uma construção. Eles oferecem suporte ao projeto ao longo de suas fases, permitindo melhor análise e controle do que os processos manuais.”
Os palestrantes abordaram sobre sua participação no evento da AutoDesk University em Las Vegas, que oferece aos profissionais entusiastas da tecnologia BIM de todo o mundo a oportunidade de compartilhar aprendizados.
O estudo de caso apresentado por eles no evento trouxe a problemática de uma obra composta por lajes protendidas e milimetricamente projetadas. O papel da empresa brasileira e de sua parceira americana era cruzar o layout da armação in loco com a pretendida em projeto e apontar as mínimas falhas de execução antes da concretagem. O escaneamento era feito pelo ReCap , programa que possui tecnologia para captar a realidade a partir de fotos e construir automaticamente um modelo tridimensional. As comparações eram feitas pelo Revit, mostrando o projeto real e o esperado.
O processo que levava apenas 24 horas e que se repetiu por alguns dias envolvia o complexo processo de escaneamento 3D das armações na obra, a compactação dos dados gerados e o upload destes para nuvens para o acesso no Brasil. Em seguida, a Kaedrus realizava o download dos dados para realizar análise minuciosa, apontando os pontos críticos a serem corrigidos. Logo após, era feito o envio do diagnóstico para os engenheiros da obra nos Estados Unidos. A força-tarefa pôde corrigir os erros antes da concretagem, evitando futuras manifestações patológicas e altos gastos de reparação.
A palestra foi aberta para perguntas do público, que participou com indagações a respeito do tema. Ao final, aconteceu um breve momento de confraternização, no qual os engenheiros se mostraram abertos à interação com alunos.
O aluno de Engenharia Civil, Samuel Segatto, salientou sobre a especialização: “A palestra sobre utilização de BIM na engenharia civil foi muito interessante. Voltada para uma área da engenharia que poucos professores abordam, abriu horizontes para um novo campo de atuação que ainda é incipiente no Brasil e que poderá absorver muitos profissionais no futuro. Eu particularmente me senti muito interessado e motivado pela palestra, espero me especializar nessa área’’.
Ressaltamos a importância da colaboração dos participantes com a entrega de 1 quilo de alimento não perecível como parte da inscrição. As contribuições se direcionaram à campanha "Amigos Fazendo a Diferença" que arrecadou roupas, alimentos e brinquedos para entrega aos moradores do Setor Continental, antigo lixão de Aparecida de Goiânia, promovendo um Natal mais solidário.
A LACOCI e a LAE sentem-se honradas em receber profissionais capacitados no assunto da plataforma BIM, que se torna essencial aos olhos dos estudantes e graduados, mas que ainda tem muito a crescer dentro do ramo da Construção Civil do país.
Instagram: @lacoci.ufg
Facebook: https://www.facebook.com/LaCoCiUFG/
08/03/2019
Autora: Sara Vieira
Edição: Sarah Santos.