Mesa Redonda 5

Mesa Redonda: Momento de Troca de Experiências entre Professores e Alunos.

Nós, membros da LACOCI, acreditamos que existem conhecimentos que não se aprendem em sala de aula. E por isso, promovemos a Mesa Redonda com professores da Universidade Federal de Goiás. Um evento descontraído onde os professores se prontificam a melhor esclarecer assuntos como: as áreas de conhecimento, os caminhos acadêmicos e a atuação no mercado de trabalho. Isso proporciona uma oportunidade única de orientação sobre a carreira acadêmica e profissional. Foram divulgadas mensagens nas redes sociais sobre os encontros, convidando a todos os alunos da instituição para participarem.

Prof Enio                      Prof Mauricio

Prof. Dr. Ênio José Pazini Figueiredo                                            Prof. Dr. Maurício Martines Sales

Professor Doutor Ênio José Pazini Figueiredo, convidado do dia 3 de outubro de 2018, é engenheiro civil, com especialização em durabilidade das estruturas de concreto armado, atuando principalmente nos temas: concreto, durabilidade, monitoramento por técnicas não-destrutivas (eletroquímicas e ultrassônicas), corrosão e reabilitação de estruturas de concreto. Como primeiro palestrante do projeto, seu tema foi “Recuperação e Reforços de Estruturas”. O professor abordou sobre a consolidação de sua carreira, desde a escolha da graduação até o cargo de professor da UFG. Contou como foi o convite para ser um dos responsáveis a avaliar as estruturas das arenas esportivas da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas do Rio em 2016, momento marcante de sua carreira.

Mesa Redonda 1

Além disso, explicou aos alunos presentes como trabalhar com os diversos nichos que a área da recuperação pode franquear, bem como evitar patologias nas obras, fazendo com que a construção tenha uma maior vida útil, um dos requisitos mais importantes da Norma de Desempenho.

Mesa Redonda 2

Os alunos saíram satisfeitos com o momento de aprendizado. Lamartine Brasil, aluno de graduação da Engenharia Civil, comentou: “Foi uma grande oportunidade participar de um bate-papo com um profissional como o professor Ênio, que tem inúmeras experiências para compartilhar. Conhecer um pouco da trajetória dele como estudante, como profissional da engenharia, sua opinião sobre a área em que atua, foi realmente inspirador. Sem dúvidas, é um grande diferencial tê-lo como professor”.

Mesa Redonda 3

Já no dia 7 de novembro de 2018, a LACOCI teve a honra de receber o Professor Doutor Maurício Martines Sales. Possui experiência em Geotecnica, atuando principalmente nas áreas de Fundações, Erosões, Solos tropicais, Ensaios in-situ e Análise Numérica. Concilia a vida acadêmica e profissional de sucesso, sendo referência na sua área.  O tema da Mesa Redonda foi “Vida Acadêmica e Carreira na Engenharia”. Tratando o assunto de forma ampla, discorreu sobre o projeto de fundações, tecnologia na construção e caminhos de qualificação, decidindo entre especialização e/ou mestrado.

Mesa Redonda 4

Yago Queiroz, membro da LACOCI, salienta a necessidade de estar preparado para o mercado, discorrido ao longo do bate-papo: “O Professor Maurício conseguiu explicar para a gente não apenas o começo da carreira dele, mas também como que ele chegou onde está. O mercado de Geotecnia, em especial o de fundações está sofrendo bastantes mudanças com o aparecimento de novas tecnologias, mas cabe apenas ao profissional se qualificar e estar preparado para aceitar essas mudanças. O que mais me marcou no bate papo dele foi quando ele explicou que ele nunca esperava chegar a ser um professor, tudo foi obra do acaso. De acordo com as palavras dele: 'não importa os seus planos, tentem sempre priorizar aquilo que o seu coração quer que vocês façam'".

Mesa Redonda 5

Também membro da LACOCI, Thiago Catugy demonstrou seu contentamento com o encontro: “Gostei muito da mesa redonda! Foram abordados temas gerais dentro e fora da engenharia, mas todos eles de grande aprendizado para mim. Foi uma mesa redonda bem dinâmica, onde houve várias perguntas e respostas que extrapolavam nossas expectativas. Gostei bastante dos assuntos tratados: carreira na engenharia, da vida profissional e pessoal do professor tanto no Brasil quanto fora, todas as experiências que de alguma forma agregaram valor, da tranquilidade que ele passou ao falar que na faculdade não precisamos ter certeza absoluta da área que queremos, pois a vida pode mudar bastante nosso rumo, mas sempre buscando conhecimento e aprendizado em tudo o que formos fazer! Enfim, foi show de bola!”.

Mesa Redonda 6

A LACOCI está satisfeita com os resultados do projeto e pretende promover novos encontros entre profissionais e alunos, visando trazer conhecimentos das diversas áreas do mercado de uma forma mais descontraída e amistosa, aproximando os lados que muitas vezes são tão distantes em sala de aula.

Quer participar de eventos como este? Nos acompanhe nas redes sociais e se intere mais sobre esta importante área, que é a Construção Civil!

Facebook: https://www.facebook.com/LaCoCiUFG/

17/11/2018

Autora: Sara Vieira

Edição: Christian Alexandre, Sarah Santos e Tiago Vitorino.